Artigos
Caminhar juntos no metaverso: um desafio pastoral
Em 2013, Antonio Spadaro publicou em seu blog Cyberteologia.it uma experiência que teve no Second Life, momento em que seu avatar se põe de joelhos e começa a rezar numa igreja virtual. Já naquele tempo, as ruas e praças do Second Life estavam repletas de presença religiosa. Agora mais aperfeiçoado, o metaverso ganhou destaque no decorrer da pandemia do coronavírus, especialmente com anúncios de investimento do Facebook e da Microso'. Compreendendo-se a midiatização como um processo de transformações comunica-cionais e socioculturais, este novo ambiente apresenta-se como desafio e possibilidade para a Igreja evangelizar, isto é, “é tornar o reino de Deus presente no mundo” (Evangelii gaudium, 176). A pesquisa busca identificar os desafios e oportunidades para a ação pastoral neste espaço, através de um estudo de caso do Lagoverso, primeira igreja cristã brasileira no metaverso. A fim de que a fé cristã não seja mais um produto no mercado religioso digital, analisar as características desta ambiência digital e verificar suas potencialidades como uma das novas ágoras onde o Evangelho pode ser comunicado e no qual mulheres e homens de hoje possam caminhar juntos como verdadeira comunidade eclesial.
Influenciadores digitais da fé: celebridades ou evangelizadores?
Este trabalho apresenta uma reflexão inicial sobre o conceito de influenciadores digitais, considerando as perspectivas anteriores dos estudos de celebridades, com objetivo de propor novas dimensões para a análise desse fenômeno circunscrito no ambiente da fé. Buscando apreender os fenômenos socioeclesiais gerados a partir dos processos interacionais em rede, pretende-se discorrer sobre métodos capazes de ajudar a compreender os elementos teológicos e comunicacionais que compõem o campo específico dos influenciadores digitais da fé.
A Shekinah entre as mulheres na Igreja e Teologia: das tendas às telas
Em continuidade da pesquisa: “Mulheres na Teologia Brasileira”, o presente artigo focaliza a questão do espaço feminino na Igreja e Teologia. En-tretanto, não é qualquer ambiente de ou para mulheres, o consideramos uma shekinah, isto é, habitação feminina de Deus na história. Desse modo, traça-se um breve panorama histórico das tendas do Antigo Testamento às telas da era digital. Através de pesquisa bibliográfica, o estudo analisa a trajetória feminina por espaços de fala e protagonismo no pensar, ensinar e viver a fé cristã. Traz exemplos de algumas mulheres cristãs que romperam o silêncio e não puderam deixar de serem notadas nos contextos bíblicos e contemporâneos. A partir do olhar dos primeiros tempos da tradição judaico-cristã aos dias atuais, a questão que norteia a investigação consiste em: existe uma autêntica shekinah feminina na Igreja e Teologia Católicas? Se verificou que sempre houve uma forte e engajada presença feminina na comunidade cristã, ainda que nem sempre reconhecida e destacada. Existem atualmente espaços legítimos de protagonismo feminino, especialmente nas pastorais e outros de meras lacunas ou cotas para mulheres deixadas nas academias, significando que a shekinah feminina ainda precisa alargar os tecidos da sua tenda.
Caderno de Resumos - 33° Congresso - Internacional da SOTER
Religião, laicidade e democracia: cenários e perspectivas
O Congresso Internacional da SOTER está entre os mais tradicionais da Área de Ciências da Religião e Teologia no país, chegando, em 2021, à sua 33a edição, o que demonstra a consolidação da sua proposta e a importante contribuição acadêmica que traz à sociedade, na especificidade do seu saber, sempre com temas atuais e de interesses urgentes para a sociedade. A cada ano, este Congresso reúne um número significativo de teólogos, cientistas da Religião, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de áreas afins, tanto em nível nacional como internacional. Para 2021, o Congresso prossegue as discussões anteriores e mantém a preocupação de estar atento às urgências da sociedade. Por esta razão, tratará sobre “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”. Hoje, percebe-se que a sociedade apresenta inúmeros desafios e que passa por profundas transformações. Neste cenário, é importante que as sociedades científicas, as universidades e os pesquisadores se posicionem sobre estes novos acontecimentos, na intenção de oferecer uma proposta reflexiva, que seja crítica, dialogal e construtiva. Este contexto convida a uma reflexão responsável, a partir de dados concretos que atingem o fator democrático e os direitos das pessoas, dentre eles, a liberdade, a laicidade e a questão religiosa. Visualiza-se hoje novas manifestações, novos gritos sociais e políticos, novos espaços de resistência e projeta-se uma transformação das estruturas e das instituições. É urgente pensar o papel da teologia e das religiões para um agir responsável, salvaguardando as garantias, os espaços e as liberdades, a fim de levantar pontos e práticas já existentes, mas também com a finalidade de oferecer novas perspectivas de atuação e investigação. A proposta deste Congresso investe em conferências com especialistas nacionais e internacionais, grupos de trabalho e fóruns temáticos, painéis e publicações.
Educação cristã on-life: por um ensino integral e sinodal nos espaços físicos e digitais
O pacto educativo global, bem como a Campanha da Fraternidade de 2022, nos impelem a (re)pensar a educação cristã na contemporaneidade. A pandemia fez com que o ensino migrasse para o ambiente digital, acelerando o processo de digitalização, desconstruindo a ideia dos espaços físico e digital serem vistos como realidades separadas, fazendo-nos adentrar em uma nova experiência de mundo: a era on-life. Diante das pautas em que a Igreja se propõe a refletir no contexto atual, o presente artigo busca caminhos para uma educação cristã on-life, que se guie por dois princípios fundamentais: a integralidade e a sinodalidade. Através de pesquisa bibliográfica, discorremos sobre o conceito de educação trabalhado pela Campanha da Fraternidade 2022, os desafios e contribuições da era on-life para o ensino-aprendizagem e ainda a sugestão da abordagem de Interação Centrada no Tema (ICT) como possibilidade de caminho para uma educação cristã integral e sinodal.
Cybertheology and Digital Theology: the development of theological reflection on the digital in brazilian Catholic Theology
Through bibliographic and ethnographic research, we will tell facts that mark the beginning of the history of digital theological culture in Brazil, as well as identify similarities and differences between the concepts of Cybertheology and Digital Theology, in order to form a solid base that will propel the growth of theological reflection on the digital.
Eclesiologias digitais em construção: os modos de ser Igreja em tempos digitais e pandêmicos
A pandemia do coronavírus trouxe uma grande transformação em todas as áreas da vida humana, especialmente na forma como as pessoas cultivam suas relações sociais. A prática da fé também foi diretamente afetada, com restrições de pessoas nas igrejas, o que ocasionou uma corrida para o único espaço em que elas poderiam continuar convivendo e compartilhando a sua fé
sem risco de contaminação: o ambiente digital. Essa aceleração do processo de digitalização da sociedade traz consequências significativas na própria essência, atuação e autocompreensão da Igreja Católica. Em vista disso, esta pesquisa exploratória e bibliográfica apresenta os principais modelos eclesiais encontrados atualmente na sociedade plural e globalizada que vão dos tradicionais aos digitais. Tem como embasamento teórico para as discussões eclesiológicas as obras de Avery Dulles (1978) e João Batista Libânio (1999). Sobre as eclesiologias emergentes da era digital, aponta as ideias de Antonio Spadaro (2012), Landon Whitsitt (2011) e Dwight Friesen (2009), além da eclesiologia do Papa Francisco (2020). Este artigo foi adaptado e ampliado do ensaio “The Diverse Ways of Being Church in the Digital Society and in Times of Pandemic”, originalmente escrito na língua inglesa e publicado pela autora no e-book “Digital Ecclesiology: a Global Conversation”, organizado pela Heidi A. Campbell em agosto de 2020. Sem pretensão de esgotar o tema, esta pesquisa discute as mudanças eclesiais em meio à pandemia que influenciam o presente e futuro da Igreja Católica, a fim de iniciar a construção de eclesiologias digitais coerentes com a fé cristã.
Juventude e Teologia Comunicativa: como refletir sobre a fé com os jovens de hoje
As mudanças na comunicação marcam de tal maneira a humanidade que fazem nascer uma nova geração com sua própria forma de pensar, expressar e viver. Em vista disso, este artigo propõe um diálogo entre juventude atual e teologia comunicativa, tendo como questão norteadora: qual seria o melhor caminho para os jovens pensarem sobre a sua fé?
The Diverse Ways of Being Church in the Digital Society and in Times of Pandemic
Compartilho um e-book em inglês organizado pela Heidi Campbell chamado "Digital Ecclesiology: A Global Conversation". Contribuo com o artigo "The Diverse Ways of Being Church in the Digital Society and in Times of Pandemic", tematizando os modelos eclesiais que surgem dessa nova experiência de fé mediada e transformada pela cultura digital.
Catechesis in the digital age: from transmission to sharing
O livro busca oferecer um caminho de compreensão das mudanças humanas, culturais, comunicacionais e teológicas que a realidade atual traz como desafio e oportunidade para a catequese.
Cybertheology thinking the effects if digital culture in Christianity and society
Este é um artigo em inglês publicado no Livro "Religiöse Bildung in Europa: Exemplarische Einblicke in eine komparative Religionpädagogik", organizado por Patrik Dzambo, Jadranka Garmaz e Bernhard Grümme, publicado pela LIT Verlag, Berlin, 2019, p. 32-38. Nele explico como se contruiu o conceito de ciberteologia e sua importância para se pensar a educação da fé.
Teologia Comunicativa uma proposta de cultura interativa do fazer teológio na comtemporaneidade
A Teologia Comunicativa originou-se da tentativa de Bernd Jochen Hilberath e Matthias Sharer de aplicarem o método de Interação Centrado em Temas da psicoterapeuta alemã Ruth Cohn em programas de formação teológica e educação continuada, pastorais e educação religiosa. Motivados pelo abismo entre teologia acadêmica e prática pastoral, estes teólogos concebem a Teologia Comunicativa como uma “cultura” participativa do fazer teológico, uma teologia em processo aberto e vivo de comunicação, que busca aproximar a reflexão teológica da vida de fé.
Maria Estrela da Nova Evangelização: um estudo a partir de Evangelii Gaudium e Lumen Gentiun
Maria, Mãe da Evangelização é o título que Papa Francisco dá à última seção da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Francisco chama a Virgem a estar presente nessa nova empreitada missionária da Igreja e afirma: “sem Ela, não podemos compreender o espírito da nova evangelização” (EG, n. 285). Não é por acaso que o documento mais importante do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, dedicou seu último capítulo à Virgem. A partir de um estudo comparativo destes dois documentos, a pesquisa pretende mostrar Maria como modelo de pessoa evangelizada e evangelizadora.
Ciberteologia: teologia no cenário contemporâneo global
Esta pesquisa avalia os efeitos da cultura digital na teologia e sociedade. Apresenta os principais aspectos dessa nova área de conhecimento teológico sobre a realidade contemporânea. O trabalho demonstra a integração entre mundo físico e digital.
Bem comum conexão e comunhão: movimentos sociais e espiritualidades do ciberespaço
Conexão, bem comum, comunidade, comunhão. Essas palavras expressam o espírito de nossa cultura e sociedade em rede, o modo como vivemos nossa espiritualidade e agir político hoje. Superando ideologias, crenças e fronteiras, as pessoas começam a se unir por causas em comum, iniciam movimentos pela internet, depois tomam as ruas das principais cidades do mundo. O estudo busca pensar a fé a luz da realidade, compreendendo o ambiente digital como espaço público de fé e debate social.
Apreciação do Livro Trindade e Reino de Deus por Aline Amaro da Silva
Esta é uma recensão da obra "Trindade e Reino de Deus" de Jürgen Moltmann, feita como trabalho de uma disciplina do doutorado em Teologia.
Cibergraca: a comunhão do Espírito nos tempos da rede
Ao contrário do que se imagina, o ambiente digital é um ótimo lugar para buscar e encontrar a Deus. A tecnologia é fruto da liberdade e do dom que o ser humano possui como artífice da criação. A reflexão teológica é chamada a compreender a natureza e a vocação próprias da internet em relação à vida do espírito. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisa as formas de espiritualidade que emergem da cibercultura, em especial, o desenvolvimento da comunhão espiritual entre as pessoas nos tempos da rede.
Teologia e Comunicação Digital: a Nova Evangelização dos Nativos Virtuais
O artigo apresenta a relação entre Comunicação e Teologia, tendo no Verbo Encarnado o modelo de comunicação. Analisa as mudanças na comunicação e na visão da Igreja Católica sobre os meios digitais para verificar se ela está adaptando sua mensagem à cibercultura. Além disso, aborda a evangelização dos nativos virtuais, jovens que nasceram em meio ao mundo digital, a fim de perceber se eles estão sendo atingidos pelo anúncio do Evangelho.